Imagem do robô acenando

CPA

Promovendo a qualidade e a melhoria contínua na educação.

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é um órgão criado para cuidar da avaliação de toda a instituição de ensino no qual está inserido. Tem como responsabilidade a condução dos processos internos de avaliação, viabilizando a investigação sistemática, permanente e ampla, que permita a obtenção de informações de ordem interna e externa sobre o desempenho da instituição.
A CPA busca viabilizar a melhoria contínua de todos os aspectos da instituição: o ensino e as condições de ensino, englobando com isso, as pessoas (professores e membros do corpo técnico-administrativo, coordenadores e direção), a infraestrutura, os serviços, enfim, tudo o que é importante para que o processo educacional aconteça com qualidade.

A Comissão Própria de Avaliação busca a representatividade de todos os segmentos da instituição. Deve ter, pelo menos, um representante do corpo discente, um representante do corpo docente, um representante do corpo técnico-administrativo e um representante da comunidade externa, respeitando o critério da proporcionalidade, ou seja, o número de representantes deve ser igual, considerando cada segmento.

 

Entre as principais finalidades da CPA estão:

  • Conduzir o processo de autoavaliação da instituição, bem como os de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que responde pela avaliação das instituições de ensino superior no Brasil a serviço do MEC.
  • Sensibilizar e mobilizar a comunidade acadêmica para fixar uma identidade própria, explicitando a visão, a missão e os valores da instituição. Tem em vista a melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa, da extensão e dos serviços administrativos, visando o interesse da comunidade, a satisfação das necessidades sociais detectadas e o perfil de sociedade/cidadãos pretendidos pela instituição.
  • Integrar os diversos procedimentos internos de avaliação, bem como viabilizar a integração com os sistemas governamentais.
  • Oferecer a devolutiva de todos os processos avaliativos, sobretudo apresentando as medidas corretivas, após aprovação da direção da instituição.

 

  • Deflagrar um processo de autocrítica de toda a comunidade acadêmica.
  • Dinamizar, subsidiar, supervisionar e divulgar todo o processo de autoavaliação.
  • Obter subsídios para o planejamento institucional e para a montagem e atualização do quadro de indicadores de qualidade nos trabalhos desenvolvidos pela instituição.
  • Servir de instrumento de avaliação dos cursos oferecidos.
  • Avaliar o desempenho docente em relação ao ensino, à pesquisa e à extensão, e o desempenho técnico-administrativo.
  • Analisar, sob uma perspectiva administrativa, as condições, o planejamento e a execução do processo ensino-aprendizagem.
  • Identificar a qualidade, a quantidade e a adequação dos serviços administrativos.
  • Apontar a realidade da infraestrutura em que os serviços são realizados.

Na Faculdade UNINEVES, a avaliação tem duas etapas:

No mês de maio, é realizada a avaliação de satisfação, que será um importante instrumento de gestão, tendo em vista a necessidade de cumprir com os objetivos propostos anteriormente.

No mês de outubro, é feita a avaliação institucional, que se baseia em dez dimensões, constantes na Lei nº 10.861, artigo 3º, englobando toda a instituição, com a participação de todos os segmentos. A partir dessa avaliação, a instituição protocola, até 31 de março, o seu relatório anual no e-mec, o sistema eletrônico do MEC no qual tramitam os processos de avaliação, regulação e supervisão do ensino.

Após a aplicação da avaliação, os resultados serão estatisticamente trabalhados e apresentados, para que cada setor competente avalie a possibilidade de tomar medidas corretivas. Após essa fase, os resultados são disponibilizados a toda a comunidade acadêmica.

Entre em contato com a Comissão Própria de Avaliação através do e-mail: cpa@unineves.com.br

Maria do Socorro Florêncio Henriques
Representante do corpo docente, presidente da CPA

Clenia Maria Pereira Batista
Representante do corpo docente

Wellington Araújo Bezerra
Representante do corpo técnico-administrativo

Wesley Vieira da Costa
Representante do corpo técnico-administrativo

Higor Renan Alves da França 
Representante do corpo discente

Maria das Graças Silva do Nascimento
Representante do corpo discente

Ana Lúcia de Oliveira
Representante da sociedade civil organizada

Luciano Silva Dantas
Representante da sociedade civil organizada