Nesta segunda-feira, 19/05/2025, teve início a VII Jornada de Iniciação Científica da Faculdade UNINEVES, marcada por uma proposta inovadora que transformou os alunos em protagonistas do processo científico, atuando simultaneamente como pesquisadores e pesquisados.
Com o apoio e supervisão de professores da instituição, os estudantes foram organizados em equipes e turmas temáticas. Cada equipe no papel de pesquisador foi responsável por aplicar um questionário elaborado previamente por um grupo de docentes. Após a coleta de dados, os mesmos alunos conduziram uma apresentação explicativa sobre o tema, seguida por dinâmicas interativas voltadas à fixação do conteúdo.
A atividade foi finalizada com a reaplicação do questionário, permitindo avaliar o impacto do processo de aprendizagem ativa. O objetivo é mensurar a eficácia das estratégias adotadas pelos próprios colegas no ensino de conceitos científicos.
O engajamento dos estudantes foi um dos pontos altos do dia. O entusiasmo, a participação ativa e o espírito colaborativo deram o tom do evento, indicando um saldo extremamente positivo para o primeiro dia da Jornada.
Segundo os organizadores, a proposta visa não apenas fomentar o pensamento crítico e o método científico, mas também desenvolver habilidades de comunicação, liderança e análise de dados entre os alunos.
A Jornada segue no próximo dia 20/05/2025, com a inversão dos papéis, os pesquisados assumirão o papel de pesquisadores, prometendo ainda mais troca de saberes e descobertas.