Imagem do robô acenando

Escassez de profissionais de saúde deve ser maior no próximos anos

imagem da notícia

A pandemia chamou atenção para um dado extremamente importante no setor de saúde: a escassez de profissionais especializados, principalmente de enfermeiros na linha de frente.

Mesmo com os hospitais trabalhando para abrir leitos para atendimento, não havia profissionais suficientes para dar conta da quantidade de pessoas precisando de ajuda.

Um levantamento do Conselho Federal de Enfermagem revela um déficit de pelo menos 17 mil profissionais, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem. A falta de profissionais da saúde também foi destaque em um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), que apontou que o mundo enfrenta uma escassez de 5,9 milhões de enfermeiros.

“Um outro detalhe que também nos preocupa muito é que, nos próximos dez anos, um a cada seis enfermeiros estará se aposentando, deixando então um vácuo nesta área”, explicou a coordenadora do curso de Enfermagem da Unineves, Elenilde Dias Ramalho. Além disso, um dado relevante é que, segundo a pesquisa da OMS, a escassez de profissionais acontece tanto nos países em desenvolvimento, como também nos países desenvolvidos.

Para além da pandemia, temos um aumento considerável na expectativa de vida da população, pois à medida que uma população envelhece, os cuidados com a saúde tornam-se ainda mais necessários. Segundo dados do IBGE, em 2060 um quarto da população brasileira será idosa.

Um estudo global do Conselho Internacional de Enfermagem apontou que 90% das entidades nacionais, ou seja, dos conselhos de enfermagem, temem também esse déficit.

Dentro deste cenário, a formação na área de enfermagem é cada vez mais necessária. Visando atender às demandas do setor, a Unineves Santa Emília de Rodat oferta diversos cursos de graduação na área de saúde.

O profissional de enfermagem pode trabalhar em clínicas, ambulatórios, centros de pesquisa e de ensino. “É possível atuar em várias áreas como obstetrícia, ginecologia, neonatologia, pediatria, oncologia, centro cirúrgico, gerontologia, metrologia, entre outras”, explicou a coordenadora.

A faculdade se destaca pela infraestrutura e pelo corpo docente qualificado, atuante no mercado de trabalho. Além disso, a garantia de estágios de qualidade nos hospitais e clínicas do Grupo Neves (Hospital Nossa Senhora das Neves, Clim Hospital Geral, Luppa Laboratórios, Unigastro e Neves Medicina Diagnóstico).

Formas de ingresso

O estudante pode ingressar na Unineves de quatro formas: através do processo seletivo da faculdade com a prova tradicional; com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); transferência de outra instituição de ensino; ou realizar o Vestibular para Graduados.

Grupo Neves + Instituto D’Or

A rede de grande qualidade e cuidado com a saúde do paraibano agora faz parte do Instituto D’Or. Na prática, é mais estrutura e ainda mais qualidade para os usuários, além de ser um grande campo de aprendizagem para os alunos da Unineves. São duas instituições hospitalares de alta complexidade: Hospital Nossa Senhora das Neves e Clim Hospital. Outra vantagem é a rede de laboratórios: Luppa, além do Centro de Diagnóstico por Imagem Neves Diagnóstica. Tudo isso com o selo de qualidade do Instituto D’Or.

Serviço

Vestibular Unineves Santa Emília de Rodat

Inscrições: http://www.unineves.com.br

Telefone: (83) 99380-1187

Início das aulas: 7 de fevereiro de 2022

Curso de Enfermagem: 50 vagas

Informações para Imprensa

Pauta Comunicação

Bruna Cairo: (83) 98848-7037 – Whatsapp / brunacairo@pautacom.com.br

Compartilhe esta notícia icon instagram icon facebook
Veja Também